quarta-feira, 19 de agosto de 2009

China inicia disputa comercial com UE sobre restrições de importações

Da Reuters, em Genebra
colaboração para a Folha Online

A China iniciou sua primeira disputa contra a União Europeia (UE) nesta sexta-feira, reclamando que as taxas anti-dumping impõem obstáculos às importações chinesas, e que a prática é discriminatória e protecionista.
Mas a Comissão Europeia informou que suas taxas de até 85 por cento estão completamente em linha com as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio), e foram impostas a produtos chineses precificados de maneira injusta, que prejudicam comércio europeu.
A disputa na OMC é a primeira levantada pela China contra a União Europeia, bloco econômico que Pequim classifica como um dos mais frequentes praticantes de medidas anti-dumping contra o país asiático. A China já iniciou duas disputas no organismo regulador do comércio global contra os Estados Unidos.
De acordo com as regras da OMC, para um país impor taxas anti-dumping, ele deve provar que sua indústria doméstica está sendo prejudicada por importações baratas.
Um comunicado informou que a China buscou a União Europeia sob o procedimento de solução de controvérsias da OMC, primeiro estágio de um embate comercial e que dura geralmente 60 dias. Se não houver acordo, a questão vai para o julgamento da OMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário