terça-feira, 3 de novembro de 2009

Brown considera "passo histórico" assinatura tcheca ao Tratado de Lisboa

Londres, 3 nov (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, o trabalhista Gordon Brown, qualificou hoje como "passo histórico" para a União Europeia (UE) a decisão do presidente tcheco, Vaclav Klaus, de ratificar o Tratado de Lisboa.

PUBLICIDADE

"A decisão do presidente Klaus marca um importante e histórico passo para toda a Europa", disse Brown, em comunicado oficial.


"Hoje é o dia em que a Europa olha para frente, deixa de lado anos de debate sobre suas instituições e se movimenta para empreender uma ação coletiva e forte sobre os assuntos que preocupam a maioria dos cidadãos europeus: segurança, mudança climática, empregos e crescimento", acrescentou o chefe do Governo britânico.


O líder da oposição conservadora britânica, David Cameron, se dispõe a renunciar definitivamente à convocação de um plebiscito sobre o Tratado de Lisboa, caso vença as eleições gerais no próximo ano.


Segundo a imprensa britânica, em troca dessa renúncia, o dirigente "tory", que deve se pronunciar na quarta-feira sobre a questão, prometerá em seu programa eleitoral a devolução a Londres de competências-chave que agora correspondem a Bruxelas.


O presidente tcheco, Vaclav Klaus, anunciou hoje que ratificou o Tratado de Lisboa, poucas horas depois de o Tribunal Constitucional rejeitar um recurso que se sustentava que o texto violava a Carta Magna do país.


Com a ratificação do eurocético Klaus, fica superado o último obstáculo para a entrada em vigor do texto, já que a República Tcheca era o único país entre os 27 membros da União Europeia (UE) que ainda não tinha aprovado o texto. EFE


http://br.noticias.yahoo.com/s/03112009/40/mundo-brown-considera-passo-historico-assinatura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário