Está lançada a corrida aos cargos europeus e o assunto vai dominar a cimeira desta semana.
O nome do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair é o mais evocado nos corredores para o cargo de presidente do Conselho Europeu, mas a sua quota de popularidade tem vindo a cair. Apenas Itália e Reino Unido defendem abertamente a sua candidatura.
David Miliband, chefe da diplomacia britânica, afirma que “cada país vai reflectir sobre o perfil da pessoa que desejam”, é essa a questão que terão de decidir em primeiro lugar, o nome virá depois. Mas Miliband acrescenta: “Penso que não se trata de uma competição entre pequenos e grandes países. Mas do interesse europeu comum”.
A cimeira de quinta e sexta-feira será apenas o início dos debates, como reconhecem os ministros dos Negócios Estrangeiros reunidos, no Luxemburgo, para preparar o encontro.
Alexander Stubb, chefe da diplomacia finlandesa, afirma que “seria maravilhoso se pudessem encontrar um Barack Obama na Europa. Mas cada um tem uma personalidade e carisma diferentes. Mas esperam encontrar o perfil desejado entre os antigos e actuais líderes europeus.
Cada país e cada instituição Europeia já lançou os peões para controlar os futuros cargos. Presidente do Conselho Europeu e Alto Representante para a Política Externa são os mais importantes e cobiçados, mas tudo depende da entrada em vigor do Tratado de Lisboa e da ratificação da República Checa. Praga já deu sinais positivos.
Fonte:http://pt.euronews.net/2009/10/26/uniao-inicia-luta-para-nomeaces-dos-novos-cargos/
Comportamento das gatas no cio
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário